Review do teclado mecânico HyperX Alloy FPS

Testamos o HyperX Alloy FPS, um teclado mecânico construído com materiais de altíssima qualidade, feito para gamers competitivos que querem alcançar a melhor performance possível.

O HyperX Alloy FPS é um teclado gamer top de linha, voltado ao público mais exigente que está disposto a investir em produtos de altíssima qualidade.

HyperX

Em busca de produtos  de qualidade

Primeiramente, vamos contar um pouco da nossa jornada em busca de uma marca que tenha produtos feitos para durar.

Já faz muito tempo que testamos produtos gamers e como muitos de vocês já sabem, várias marcas por aí se preocupam apenas com o visual, sem levar em conta a qualidade da construção, o que acaba comprometendo a sua durabilidade.

Nós tivemos problemas com isso em várias vezes no passado, inclusive em outros reviews que fizemos, como por exemplo o do mouse Madcatz MMOTE, que a primeira vista parece muito bom, mas não durou nem um ano, mesmo com uso moderado e sem sofrer nenhuma queda ou coisa do tipo.

Quando fazemos reviews de produtos, somos muito criteriosos e damos prioridades a marcas nas quais confiamos, mas no caso da Madcatz por exemplo, uma conceituada e antiga marca de acessórios para games, a qualidade foi caindo ao longo do tempo e a empresa acabou falindo por isso.

Depois deste fazermos o review de um produto que obviamente não foi feito para durar, a tal da obsolescência programa, fizemos uma pesquisa extensa sobre várias marcas, levando em conta principalmente a qualidade da construção, pois não queríamos passar pela mesma situação novamente. E foi então que descobrimos a HyperX e resolvemos entrar em contato para que nos cedessem um de seus produtos para analisarmos.

A HyperX é a linha gamer da Kingston, empresa que fabrica equipamentos para PC e está no mercado há muito tempo, sendo considerada uma das melhores do mundo.

Ao sabermos que a HyperX é a linha gamer da Kingston, isso por si só já foi suficiente para atrair nossa atenção. As memórias RAM, SSDs e Pendrives da Kingston são excepcionais, muitos gamers de PC que fazem overclock em suas máquinas, dão preferência a essa marca.

HypereX Teclado Alloy FPS - All3Games

Review do teclado mecânico HyperX Alloy FPS:

Na nona edição da Brasil Game Show em 2016, foi realizada a apresentação do teclado HyperX Alloy FPS que seria lançado em março de 2017. Quem esteve presente no evento, pode testá-lo em primeira mão e sentir e avaliar sua qualidade jogando Overwatch e CS GO no estande da empresa.

Na Brasil Game Cup Rio 2017, conversamos com Paulo Vizaco, diretor executivo da HyperX Brasil, que nos cedeu este teclado para que o utilizássemos por um tempo e fizéssemos um review completo dele.

01 – Visual:

É um teclado bonito e clean, sem as extravagâncias que vemos em muitos teclados gamers por aí. Seu visual é preto fosco e com LEDs vermelhos que iluminam as letras para facilitar serem vistas no escuro. Este é um teclado discreto que se encaixa bem em todas as situações, pode ser usado tanto em um escritório de trabalho, quanto em um PC Gamer. O jogador pode configurar a iluminação das teclas com alguns efeitos, mas não é possível alterar a cor do LED, que se mantém sempre em vermelho para preservar a identidade visual da marca HyperX.

Outro ponto positivo do seu visual minimalista é que isso facilita no transporte de um lugar para outro, o teclado é pequeno e cabe tranquilamente em uma mochila comum. Todo gamer competitivo profissional tem o seu teclado favorito com o qual está acostumado e isso oferece vantagens no seu desempenho. Pensando nesse público, a HyperX fez um teclado pequeno e fácil de transportar, assim o jogador pode levar o seu teclado para as competições com facilidade.

02 – Construção:

Este é sem dúvida o seu ponto mais forte e era exatamente isso que estávamos procurando! Ao pegar o teclado pela primeira vez, sentimos imediatamente o seu peso, ele pesa mais de um quilo, 1049 gramas para ser exato. É nítida a sensação que temos ao pegá-lo, de se tratar de um produto extremamente resistente e durável.

Ao digitarmos um texto rapidamente ou jogando um game, sentimos a firmeza de suas teclas e a agilidade de resposta. A experiência de jogar um FPS nesse teclado é sensacional, as teclas são firmes e respondem rapidamente, esses detalhes são importantes em jogos onde cada milésimo de segundo faz a diferença. Jogamos nele CS GO, Overwatch, Battlefield 4 e Battlefield 1 durante os testes. Especialmente em jogos mais ágeis como CS: GO e Overwatck, é perceptível a melhora do nosso desempenho nas partidas.

Mas não é só nos FPS que o uso de um teclado mecânico de qualidade como esse é capaz de melhorar a performance do jogador, a sua construção foi pensada para oferecer o máximo de agilidade possível e em games como League of Legends e Dota 2, isso ajuda muito. Embora nesses games a gente sinta falta de teclas adicionais customizáveis, a sua ergonomia e agilidade são capazes de ajudar muito no desempenho.

E se você é do tipo “ogro”, que tem a mão pesada ou costuma descontar sua raiva no teclado enquanto joga, definitivamente este o HyperX Alloy FPS foi feito para você! Em jogos de tiro principalmente, a gente acaba se empolgando e batendo com muita força nas teclas, o que acaba estragando os teclados mais frágeis. Mas com este você não precisa se conter, pode ir com tudo! É mais fácil você quebrar a mesa onde ele está apoiado do que o teclado, dá para extravasar o stresse sem correr o risco de quebrá-lo.

03 – Acessórios:

A caixa vem com uma bolsa acolchoada para facilitar no transporte e proteger o teclado contra arranhões e pancadas leves, ela vem com um bolso adicional para colocar o cabo e os outros acessórios.

Como disse anteriormente, o teclado pode ser customizado para que fique mais discreto, mudando o padrão da iluminação dos LEDs, mas além disso, é possível mudar algumas teclas para que se destaquem e fiquem mais fáceis de serem encontradas visualmente ou pela mão do jogador. Por padrão, ele vem com todas as teclas pretas, mas traz um acessório para trocar as teclas W,A,S,D e 1,2,3,4 por teclas adicionais  (inclusas na caixa) em vermelho metálico com textura que facilita ao jogador senti-las com o tato.

O cabo USB que o conecta ao PC é de altíssima qualidade, revestido em tecido e com acabamento em vermelho e preto. Ele aparenta ser bem resistente, mais um fator que facilita na hora de transportá-lo para as competições, pois ficar guardando o teclado e dobrando o fio toda hora, acaba estragando se o cabo for frágil, mas nesse caso, até os mais desleixados vão poder usá-lo sem causar dano.

Mas caso aconteça de perder este cabo é fácil substituí-lo, ele se conecta ao teclado via uma porta padrão Mini USB, mas tome cuidado! Um cabo com a mesma qualidade do original vai custar bem caro, então não perca!

04 – Funcionalidades:

Uma de suas funcionalidades que chamou muito a nossa atenção logo de cara, foi a presença de uma USB de recarga na parte de trás. Eu particularmente achei isso muio útil, pois dá para conectar meu fone de ouvido sem fio para jogar quando sua bateria está acabando sem precisar de usar um cabo maior que vá até o PC. Também dá para carregar o celular e outros dispositivos nessa entrada, isso é muito prático e dependendo da configuração do seu computador e de como ele está posicionado, isso pode ser uma mão na roda. Parece uma coisa boba, mas com certeza você vai usar o tempo todo se comprar este teclado. É uma daquelas coisas que depois que a gente tem, nos perguntamos “Por que não pensaram nisso antes?“.

Alem disso o teclado permite algumas configurações de iluminação que podem ser personalizadas, mas lembre-se que não é possível mudar a cor dos LEDs vermelhos, dependendo das cores do seu computador e dos periféricos que você usa, pode ser que não combine bem.

A função F12 ativa o “Game Mode”, que desabilita a tecla Windows evitando que o jogador saia do jogo caso esbarre nela, isso é algo que acontece muito frequentemente com alguns gamers (comigo rola toda hora).

05 – Desempenho:

Antes de falar dos benefícios que o teclado oferece na jogatina, gostaria de destacar o conforto dele para quem costuma digitar textos longos. Como a All3Games.com é um site antigo e a gente insiste em escrever muito e detalhadamente, precisamos de teclados que ofereçam conforto ao nosso trabalho, caso contrário, ficaríamos com as mãos doloridas de tanto digitar o dia inteiro e isso pode acarretar problemas de saúde, como tendinites e LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Se você está constantemente digitando trabalhos para o colégio ou faculdade, o HyperX Alloy FPS também será muito bom para você. A agilidade de resposta e leveza das teclas não favorece apenas os jogos, mas qualquer digitação se torna muito mais confortável e rápida. Apesar de ter usado o teclado e percebido a diferença na hora de jogar, é impressionante ver como este teclado é ergonómico na hora de digitar. Infelizmente o nosso modelo foi cedido pela HiperX no padrão americano e não tem o “Ç”, isso me atrapalha um pouco, mas dá para levar. Certifique-se na hora de comprar, se a versão do HyperX Alloy FPS está nos padrões ABNT ou ABNT2 (associação brasileira de normas técnicas), pois isso garante que todos os acentos e caracteres da nossa língua estejam presentes.

Teclados de qualidade como o HyperX Alloy FPS, possuem a tecnologia “nkey rollover“. Isso significa que cada tecla é processada individualmente pelo hardware, ou seja, cada tecla pressionada é computada separadamente e qualquer fração de segundo é percebida pelo processador do teclado que é capaz de interpretar a variação de milésimos de segundo entre o pressionar de um tecla e outra.

O HyperX Alloy FPS possui uma tecnologia chamada Anti-Ghosting e a empresa garante 100% de eficiência. Ghosting ou Tecla-Fantasma, é o que acontece quando digitamos tão rápido que não dá tempo do teclado processar quais teclas foram digitadas e isso faz com que, ao digitar um texto, pode ser que fique faltando algumas letras e no caso dos games, especialmente nos jogos que requerem muita velocidade, costuma acontecer de apertarmos uma tecla e ela não surtir efeito. Com a tecnologia  Anti-Ghosting a empresa garante que isso não irá acontecer e de fato, testamos bastante ele aqui e não isso não ocorreu em momento algum com a gente.

HypereX Teclado Alloy FPS - All3Games

Conclusão:

HyperX Alloy FPS é um teclado bruto! Construído para resistir a bombardeios aéreos, terremotos e até crianças pentelhas. O material usado na sua construção é de altíssima qualidade, o teclado responde bem, é muito ágil e confortável, tanto para jogos quanto para digitação. Seu visual minimalista exclui teclas adicionais e mantem um tamanho pequeno e fácil de transportar, ele foi pensado para ser levado com praticidade em eventos de competições profissionais como a Brasil Game Cup, por exemplo. As teclas são iluminadas por LEDs vermelhos e apesar de possuir alguns efeitos customizáveis de iluminação, a cor dos LEDs não pode ser mudada para manter a identidade visual da marca HyperX. Ele tem a opção de trocar as teclas W,A,S,D e 1,2,3,4 quem vem inclusas na caixa, por padrão, ele vem com as teclas pretas e um visual discreto, mas é possível trocá-las por outras em vermelho metálico para dar destaque.

Em resumo: se você quer um teclado confortável, fácil de usar, com um visual discreto, prático de transportar e que vai durar muito tempo, o  HyperX Alloy FPS é perfeito para você. Apesar do valor ser um tanto salgado para a realidade do nosso país, o preço se justifica por sua qualidade e durabilidade.