Resumão da Brasil Game Cup Rio 2017

Neste último fim de semana aconteceu pela primeira vez a Brasil Game Cup (BGC) em um evento separado da Brasil Game Show (BGS), no Rio de Janeiro, mais precisamente no Centro de Convenções SulAmérica.

Bate-papo descontraído com Marcelo Tavares, o criador da Brasil Game Cup e Brasil Game Show:

Algumas pessoas nos perguntaram se houve algum tipo de separação entre a BGC e a BGS, saibam que não foi isso que aconteceu. Devido ao crescimento exponencial no cenário de eSports, foi necessário um novo evento para atender a demanda específica do público interessado nas competições de games.

Quem organiza a Brasil Game Cup e a Brasil Game Show é a mesma equipe e na edição 2017 da BGS, haverá novamente mais uma Brasil Game Cup, dessa vez em São Paulo, no Expo Center Norte, a antiga casa da Brasil Game Show.

BGC Rio 2017 01
Palco Principal da Brasil Game Cup Rio (BGC) 2017

Quem participou da Brasil Game Cup nesse último fim de semana, se deparou com um evento bem diferente da Brasil Game Show. Enquanto o foco da BGS está nas atrações trazidas por grandes empresas como Warner, Capcom, Ubisoft, Eletronic Arts e outros grande nomes da indústria internacional de games, a Brasil Game Cup, por sua vez, está focada nas competições e na jogatina em si, pois além dos grandes campeonatos apresentados no palco principal, o evento trouxe várias máquinas de fliperama com muitos jogos clássicos para que todos pudessem aproveitar e jogar a vontade de graça no tradicional estilo “perdeu saiu“.

Foi um evento nostálgico, especialmente para quem acompanha a Brasil Game Show desde o início, pois até 2011, a BGS acontecia ali, no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro.

Rever as mesmas pessoas, nesse mesmo local depois de tanto tempo, foi uma sensação muito agradável, a Brasil Game Cup Rio 2017 foi um evento do tamanho da Brasil Game Show de antigamente e quem mora no Rio de Janeiro teve a oportunidade de participar de um evento de games incrível sem ter de viajar para São Paulo.

Fliperamas na BGC Rio 2017
Arcades para jogar de graça na Brasil Game Cup 2017 – All3Games

As várias máquinas de fliperama disponíveis no evento com os grandes clássicos da década de 90 e início dos anos 2000, também nos levaram a viagem no tempo, só que na Brasil Game Cup não precisava da tradicional “ficha” ou cartãozinho, era tudo liberado e a todo mundo podia jogar à vontade. Foi muito interessante ver como a galerinha mais jovem se divertiu com estes jogos antigos, isso mostra que quando um jogo é bom, ele consegue ser legal para sempre.

Coleção Marcelo Tavares - BGC Rio 2017
Evolução do VideoGame – BGC Rio 2017

A área “Evolução do Videogame” trazia preciosidades, consoles raríssimos do acervo pessoal do Marcelo Tavares, o idealizador da Brasil Game Show e da Brasil Game Cup. Ele é um verdadeiro apaixonado por games e um garimpador de jóias raras que volta e meia descobre um console ou jogo incomum que já estava perdido no tempo.

Ghosth In The Shell Mangá - All3Games
Ghosth In The Shell Raiz – All3Games

Quem quer aproveitar o evento para levar alguns produtos nerds pra casa, teve a oportunidade de comprar muita coisa legal nas lojas que estiveram lá na BGC, a Saraiva montou um estande enorme com vários games, acessórios, action-figures, livros, HQs e Mangas, dentre eles alguns bem legais como este aí em cima de Ghost In The Shell.

Entrevista com Paulo Vizaco, CEO da HyperX Brasil

E quem tem interesse em participar do cenário dos eSports e está em busca de equipamentos de qualidade que irão melhorar sua performance nas competições, a HyperX esteve lá com um estande incrível, repleto de produtos de altíssima qualidade. Atualmente a HypereX aqui no Brasil está superando qualquer outra marca, seus produtos são de qualidade e oferecem uma durabilidade e qualidade no acabamento que supera a maioria das outras empresas no mercado nacional. Se você, assim como eu, já passou raiva com um produto gamer que durou pouco tempo, saiba que isso não rola com os produtos da HyperX, eles usam materiais de altíssima qualidade, por exemplo, nos fones de ouvido, as partes mais frágeis são feitas de metal para garantir que não eles vão quebrar.

Taça da Brasil Game Cup Rio 2017 (BGC) – All3Games

Mas vamos aos campeonatos! Quem não pode estar lá na BGC, teve a oportunidade de acompanhar tudo ao vivo no Youtube e Twiitch, divulgamos este link na nossa página no Facebook, se você perdeu, pode acompanhar a gravação das partidas, segue os links:

Canal oficial da BGC no Youtube: https://gaming.youtube.com/watch?v=o0Wb7K3Y-RM

Twitch oficial da BGC: https://www.twitch.tv/brasilgamecup

Clique aqui e confira os campeonatos que rolaram no palco principal da Brasil Game Cup 2017 ou acesse o link: http://brasilgamecup.com.br/bgc/confira-um-resumo-de-como-foi-a-brasil-game-cup/

Transmissão realizada ao vivo da All3Games na BGC Rio 2017 – Nivy Estephan apresenta os vencedores do campeonato de CS GO:

E alem dos campeonatos de games, em uma área logo ao lado do palco principal, estava rolando uma competição de drones controlados através de óculos de realidade virtual. Os eSports se expandem para além dos consoles e PCs e começam a trazer novas opções criativas de campeonatos.

Campeonato de Drones BGC Rio 2017 - All3Games
Área da Corrida de Drones na BGC 2017 – All3Games

E os cosplayers também marcaram presença da BGC! Teve muita gente lá mostrando seu trabalho e admiração pelos seus personagens favoritos, vimos muitos cosplayers de qualidade, colaborando com o evento, agregando arte e beleza ao local.

É interessante ver como que o cenário dos eSports tem chamado atenção até mesmo dos clubes de futebol. O Flamengo ofereceu 50% de desconto no ingresso para quem é sócio torcedor e o Vasco, Fluminense e Bota-Fogo levaram ao evento estandes com seus produtos e mostraram que estão investindo mesmo nas competições de games.

Futebol de botão no estande do Vasco da Game na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017 – All3Games

Outra coisa legal que vimos no estande do Vasco, foi o tradicional “Futebol de Botão”, um jogo que diverte até hoje e que não envelhece com o tempo, nesta foto aí em cima, vemos pai e filho se divertindo nessa mesa sensacional em uma disputa divertida que aproxima as gerações de quem gosta de se divertir com jogos, sejam eletrônicos ou analógicos.

Brasil Game Cup BGC Rio 2017 - All3Games
Brasil Game Jam na Brasil Game Cup Rio 2017 – All3Games

Em apoio aos desenvolvedores nacionais e aos que estão começando na carreira de desenvolvedores de jogos, na Brasil Game Cup rolou uma Game Jam, que para quem não sabe, é uma competição entre estudantes de jogos, onde eles devem criar um game em apenas 48 horas.

Para mim pessoalmente, foi emocionante estar no mesmo lugar onde em 2011 participei de uma GameJam na Brasil Game Show, época em que o evento ainda era no Rio de Janeiro.

Games Indie na BGC Rio 2017- All3Games
Área dos jogos indie na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017 – All3Games

E para quem já tem um jogo pronto ou em fase de desenvolvimento, a Brasil Game Cup foi uma excelente oportunidade de apresentar seu trabalho a um público direcionado que está ali justamente por que gosta de games. Na área indie, vimos alguns projetos de games disponibilizando seus produtos para que os visitantes pudessem testar e dar sua opinião construtiva a respeito que pode ajudar os desenvolvedores a refinarem seus games.

E para finalizar! Veja também mais alguns vídeos da Brasil Game Cup que compartilhamos ao vivo em nossa página no Facebook, quem já curtiu pôde acompanhar o que estava rolando na Brasil Game Cup em tempo real, então não perca tempo, clique aqui e curta a All3Games no Facebook!

O evento já havia terminado e a galera não queria ir embora, continuavam jogando:

Que povo intrometido esse! Vieram correndo só para aparecerem na transmissão das finais do campeonato de CS GO:

Campeonato de Dota 2 na BGC 2017:

Um jogador de League of Legends no Campeonato de Dota 2 na BGC 2017? Isso é treta!

A seguir mais algumas fotos que tiramos no evento:

Vasco na BGC Rio 2017 - All3Games
Estande do Bota-Fogo na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017 – All3Games
Fluminense no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Estande do Fluminense no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Vascão no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Estande do Vasco no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Saraiva no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Livros, revistas e Mangás no estande da Saraiva no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Saraiva no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Saraiva no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Produtos nerds no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Produtos nerds no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Consoles para jogar de graça no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Consoles para jogar de graça no Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Equipe All3Games chegando na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Equipe All3Games chegando na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Palco iluminado na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Palco principal iluminado na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Zion na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Zion na Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games

Nivy no palco do Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Nivy Estephan no palco do Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games
Equipe da All3Games, Marcelo Tavares e Mariana Ramalho, organizadores do Brasil Game Cup (BGC) Rio 2017- All3Games