Veja como foi a Global Game Jam 2017 em Belo Horizonte

Na última Sexta-Feira, dia 20/01/2017 aconteceu a Global Game Jam, a maior competição de desenvolvimento de games do mundo.  Graças à GAMinG (Games Association Minas Gerais), a associação mineira de games, que entrou em contato com o SENAI/SEBRAE, conseguimos um espaço destinado aos participantes do evento em Belo Horizonte.

O SENAI/SEBRAE cedeu um laboratório de desenvolvimento com excelente infra estrutura, onde os desenvolvedores puderam trabalhar em seus jogos que competiram com vários outros games em uma escala global, atraindo a atenção de grandes nomes da indústria que acompanham de perto estes eventos em busca de novos talentos para contratar e jogos promissores para investir.

Como ocorre em toda Game Jam, foi selecionado um tema sobre o qual os participantes devem desenvolver o seu jogo e dessa vez, o tema selecionado foi “Onda” (Wave).

A Global Game Jam teve a sua duração padrão de 48 horas, começando na Sexta-Feira e terminando no Domingo. Durante esse tempo os desenvolvedores do mundo inteiro deram duro para conseguirem produzir seus jogos neste prazo tão apertado.

O ponto mais importante em participar da Global Game Jam é a experiência que o evento proporciona. Lidar com o estresse, prazo curto e ter de contornar todos os problemas que aparacem ao longo do projeto, faz com que os desenvolvedores sintam na pele a real experiência de participar do mercado de games, pois no mundo real, sempre que temos de trabalhar em um jogo, estamos sujeitos a estes fatores e mesmo que estejamos preparados, sempre acontecem imprevistos que podem comprometer o processo. Saber lidar com esses fatores, é fundamental para aprendermos a ter a cabeça fria e pensar com clareza em todas as situações, contornando assim os problemas que aparecerem para se alcançar o melhor resultado possível.

Todos os participantes da Global Game Jam saem com uma bagagem que levam para a vida toda, a experiência ajuda a fazer com que os competidores comecem a pensar de forma mais profissional ao trabalhar em seus jogos, ensina a trabalhar em equipe e gera conteúdo para enriquecer os portfólios.

Em nome da GAMinG e All3Games, agradecemos à todos os participantes e desejamos muito sucesso em suas carreiras como desenvolvedores de jogos. Continuem ligados aqui com a gente que neste ano, conforme prometido, traremos muitas novidades e em breve pretendemos trazer aqui novos eventos.

Clique aqui e curta a fanpage da GAMinG no Facebook, a Associação Mineira de Games!